quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Despedida

Tomé e Bento brincando de esconde-esconde (arquivo/2017)
Não, não é um título de impacto. Estou me despedindo mesmo. Do blog Bendito Espectro e da página do Facebook que me possibilitou o contato com pessoas e histórias emocionantes e permitiu que eu apresentasse um pouco da história da minha família desde que o autismo do meu filho Bento se revelou para nós, pouco antes dele completar três aninhos, em 2015.

Neste mesmo ano iniciei um blog em modo privado, só eu lia o que escrevia, uma espécie de diário, registro, para aprender a lidar com tanta coisa nova, tantas descobertas que me tiraram o sono antes de meu coração sossegar no sossego do entendimento. Sim, ainda me pego em desassossego por motivos novos, por motivos antigos que renascem, por fragilidade. Quando lhes disserem que o autismo é uma montanha-russa acreditem, porque é verdade.

Meses depois de iniciar a escrita, avaliei que seria bom compartilhar o conteúdo que estava gerando, uma chance de aprender no coletivo, conversar com outras famílias, abrandar a solidão dos primeiros tempos. Não foi uma decisão fácil, redes sociais geram a exposição de pessoas e sentimentos e quase nunca é simples dosar. As palavras que escrevo e publico são minhas, mas a vivência é conjunto. Procurei respeitar limites e acredito que me saí bem na maioria das vezes. Avalio positivamente minha presença nas redes, embora ainda hoje não saiba lidar bem com elas enquanto ferramenta – e me atrapalho toda.

Em 2017 minha família se mudou do Nordeste para o Sul, foi algo brusco para nós – dois guris, uma mulher, um homem e uma gata – e é claro que a vida real engoliu um pedaço enorme da vida virtual, que já era pequenininha. Filhos crescendo, terapeutas, escolas, profissões, clima, trajetos, finanças, saudade, (…), tudo passou a depender de uma nova reação, de um novo olhar, uma nova configuração.

Mesmo tentando postar com um prazo razoável, o blog ficou meio às moscas, fiz postagens no Facebook cujos comentários de muitos usuários jamais tiveram respostas, alguns foram lidos apressadamente, outros não foram lidos – com o perdão da verdade. Não é dessa maneira que gosto de me relacionar nem com as pessoas nem com o que produzo. O fato é que produzi bastante e considero a decisão de parar digna como a decisão de começar.

Bento e Tomé estão crescendo a jato, cada qual com suas demandas. Agora mesmo, um está em fase de perder os dentes de leite e o outro de desfraldar. Ah, sem esquecer as férias escolares. Estou aqui sentada escrevendo esse post de despedida, mas poderia estar penteando o cabelo, tomando um banho decente, esticando as pernas amarelas e peludas no sofá, com um livro nas mãos até cochilar, pois já são mais de dez da noite e eles dormem como meninos cansados de folia ou só recarregam as baterias para amanhã. E me desculpem o gerundismo, já fiz coisas piores (risos).

Talvez eu esteja querendo descansar um pouco e como há muitos itens na minha lista de prioridade que jamais poderei riscar, vou mesmo deixar que a corda se arrebente deste lado mais imaterial, que é o universo virtual. Ratifico o “riscar”, pois o que vivemos não merece ou pode ser apagado, por isso o que gerei de conteúdo permanecerá para eventuais consultas, partilha, enfim. Não pretendo alimentar outros perfis em redes sociais.

Obrigada pelo carinho, pelo respeito e admiração que trocamos neste período. Bento e Tomé saberão de vocês e do papel que tiveram em nossa jornada.

Tentem a felicidade!
Isolda.

p.s.1: deixo links para blogs com a temática maternidade e autismo que amo muito e gostaria que seguissem – se já não seguem. Detrás deles, duas mães sensíveis e antenadas, Fausta e Andrea, as melhores! Mundo da Mi http://mundodami.com/ Lagarta Vira Pupa http://lagartavirapupa.com.br/ p.s.2: deixo meu e-mail, porque sou assim mesmo, quase analógica e até mando carta (risos), isoldaherculano@hotmail.com

8 comentários:

  1. Sentirei falta de suas estórias que me ajudaram tanto na minha caminhada com meu filho, que hoje está com 8 anos, diagnosticado com TDAH aos 3 e autismo aos 5. Espero que seja feliz e que sua jornada seja tão linda qto é inesperada. Beijos azuis!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Seja feliz também, linda e inesperadamente. Beijos.

      Excluir
  2. Isolda, você e o Bento e o Tomé terão sempre um lugar especial no meu coração. Foi muito bom poder contar com o Bendito Espectro nesse meu início de caminhada no mundo azul. O diagnóstico de Asperger do Vini tb saiu em 2015 (ainda que não definitivo, mas como "hipótese diagnóstica"), no dia 05/07/2015, exato dia em que o meu Vini completou 4 anos. De lá pra cá foram muitos avanços, muita superação e seguimos na luta. Meu coração também se aquietou mais e estou conseguindo focar menos nesse mundo virtual do TEA e mais no meu filho e nos irmãos e no marido. Obrigada por caminhar comigo e partilhar minhas angústias e descobertas! Fiquem com Deus. Sejam felizes. Tenho família no Sul também. Quem sabe um dia a gente se esbarra? Um grande abraço em você e nos meninos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Daniela. Quem sabe nos encontramos. O mundo é pequeno. Se não fosse a gente não se esbarrava nas esquinas. Alguém um dia me disse isso. Faz sentido, não? Beijos e obrigada pelo carinho imenso.

      Excluir
  3. É lamentável. Lia bastante suas postagens. Até que teve que mudar de perfil. Mas entendo. Aproveite a vida fora das redes. Seja feliz. E não se cobre tanto. Se voltar a postar será como sempre foi, lúcida, clara e objetiva e tbm um pouco pedagógica.
    Obrigada por dividir suas experiências.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querido ou querida. Estou mesmo meio offline para tudo ultimamente. Acredito que o blog foi das últimas coisas que "desapeguei", porque aqui estão duas coisas que amo muito: escrever e me relacionar com as pessoas. E que maravilha, o mundo off também me proporciona isso, em outro grau. Beijos.

      Excluir
  4. Muitas felicidades. Só hoje conheci o Blogue, apenas li dois posts, mas gostei do que li. As suas mensagens ficarão para sempre no ciber espaço e darão força a muitas pessoas! É verdade, o tempo não dá para tudo e há que estabecer prioridades... :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos. Que pena que você chegou no final da festa. Mas, como disse, as experiências ficarão por aqui e meu e-mail de contato também está aí para qualquer conversa. Beijos e bem vindo.

      Excluir